LIDERANÇA COMUNICACIONAL

LIDERANÇA COMUNICACIONAL


Não existe liderança sem comunicação. Peter Drucker afirma que “Setenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação” e, muitos destes problemas se devem aos líderes que possuem uma comunicação ineficaz, pois no processo da comunicação sabemos que o resultado obtido é de responsabilidade exclusiva daquele que emite uma mensagem.

No desenho Madagascar, vemos uma cena muito interessante e divertida: O personagem principal Alex, o leão, passa uma mensagem para vários macaquinhos que vão repassando de ouvido a ouvido a mensagem totalmente distorcida da original até chegar desastrosamente no receptor final. Nem precisa dizer qual é o resultado final da peripécia.

Ainda bem que isso só acontece com os macaquinhos, não é?
A arte imita a vida e saber comunicar é um dos requisitos principais para uma liderança efetiva e que gere resultados positivos em uma organização.

Liderança comunicacional é a capacidade que um líder possui para organizar suas idéias e desenvolver uma mensagem eficaz que inspire nas pessoas o comprometimento desejado para alcançar um resultado superior.

Quando analisamos alguns dos maiores ícones comunicacionais da história como Sócrates, Jesus, Martin Luther King, Rui Barbosa, Churchill, Mandela, Jack Welch, entre outros, constatamos que o legado destes líderes foi marcado pela maneira como expressavam sua liderança pela habilidade ímpar da comunicação eficaz.

Mais do que feitos históricos, estes líderes inspiraram e continuam inspirando multidões pelas suas frases de efeito, discursos eloqüentes, textos, parábolas e metáforas encantadoras.

O segredo destes líderes consiste, basicamente, na maneira como eles influenciaram multidões pelas suas habilidades interpessoais, muito mais do que suas habilidades técnicas.

Estes líderes transformaram ideais em objetivos, visões em ações concretas, mobilizaram nações em prol de suas convicções.

Eram autoconfiantes, automotivados e possuíam uma ótima postura presencial e gestual, que somadas a sua comunicação eficaz, os tornava carismáticos e rodeados de adeptos.

Para entender um pouco sobre liderança comunicacional precisamos compreender o que significa comunicação.

A palavra comunicação tem sua origem no latim “communicare” e significa “tornar comum, partilhar”.

Se dividirmos a palavra comunicação também teremos duas palavras muito interessantes que são “comunica” e “ação”, ou seja, um líder que sabe comunicar suas intenções de uma maneira clara e objetiva sempre obtém a ação desejada dos seus liderados.

O líder comunicacional é aquele que inspira o espírito de equipe, a responsabilidade coletiva pelos resultados e a troca constante de informações entre os seus liderados, promovendo assim um ambiente em que todos se sintam participativos e, principalmente, motivados.

Ele deve ser exemplar e expressar sua confiança pessoal através de atitudes firmes e decisivas. O líder comunicacional é prático e realista, mas utiliza a linguagem da emoção, ele cativa seus liderados pela força motivadora de sua comunicação.

Um líder comunicacional nunca diz “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, pois ele inspira seus liderados pelo seu exemplo pessoal.

É importante frisar que a automotivação é um dos requisitos mais importantes para se obter uma liderança comunicacional efetiva.

Um líder automotivado é aquele que acredita entusiasticamente na sua própria força interior, que não depende de fatores externos para se motivar, ou seja, não cria expectativas nas coisas, sistemas ou pessoas.

Ele possui a experiência necessária para imprimir em seus liderados o respeito pela sua presença e seus seguidores ou sucessores muitas vezes o reverenciam como “mestre”, pois estes líderes comunicacionais ensinam as pessoas a aprender, promovendo a reflexão interna que fomenta a atitude mais justa para o enfrentamento das crises e dos conflitos nas organizações.

A liderança comunicacional é a maneira mais efetiva de promover o alinhamento da missão, visão, valores e, principalmente, das expectativas de futuro no ambiente de trabalho.

É preciso que um líder utilize sua liderança comunicacional para promover o comprometimento da equipe no alcance dos resultados, alinhando as competências individuais com os objetivos estratégicos da organização, estabelecendo um canal aberto de comunicação entre todos os níveis hierárquicos, pois saber liderar é, acima de tudo, saber comunicar.

TEMAS