Contrate Palestras

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Alex Atala





Alex Atala

Milad Alexandre Mack Atala, mais conhecido como Alex Atala, é um chef de cozinha brasileiro, eleito chef do ano pelo Guia 4 Rodas 2006, cujo restaurante D.O.M. figura entre os 50 melhores do mundo segundo a prestigiada revista "Restaurant".

Filho de Milad Atala, funcionário administrativo de uma indústria de borracha, Alex nasceu em uma família de classe média de origem palestina, no bairro da Mooca, e foi criado em São Bernardo do Campo Dotado de um temperamento "determinado, teimoso até", como definiu o seu pai, ele aderiu ao estilo punck rock; com catorze anos, largou a família e foi para São Paulo, onde trabalhou como DJno lendário clube Rose Bom Bom.

Com dezoito anos, Atala foi como mochileiro para a Europa, onde começou a trabalhar como pintor de paredes na Bélgica. Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, após sua conclusão, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, onde aperfeiçoou seus conhecimentos da arte culinária. Assim, aprendeu inglês, francês e italiano.

Retornando a São Paulo, trabalhou no Sushi Pasta, porém o sucesso veio quando foi chamado para renovar o cardápio do já extinto restaurante Filomena, trabalho pelo qual foi eleito Melhor Jovem Chef segundo a Associação Brasileira de Basres e Restaurantes Diferenciados. Lá criou o couvert de alho assado e outros grandes pratos, como manga grelhada com pimenta branca e molho de maracujá. Atala também trabalhou no restaurante 72 antes de inaugurar o Namesa em 1999, que ainda serve comidas rápidas na região dos Jardins.

Poucos meses depois abriu, com mais dois sócios, o restaurante D.O.M. (acrônimo de Deo Optimo Maximo, que significa "Deus é ótimo e máximo"), com o projeto arquitetônico de Ruy Ohtake, que se tornou sucesso de público e crítica, recebendo diversos prêmios: em 1999, Chefe Revelação e Melhor Restaurante pela revista Gula, especializada em gastronomia; em 2000, Melhor Chefe e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula e Melhor Restaurante Contemporâneo pela revista Veja; e em 2002, Melhor Chefe e Restaurante Contemporâneo pela Veja e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula. Em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima do Guia Quatro Rodas (3 estrelas), além de ser eleito Chef do ano pelo mesmo guia e pela revista Veja São Paulo.

Em 2007, o D.O.M. passou a figurar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo pela revista londrina Restaurant, a qual tem no topo da lista Ferran Adria, amigo pessoal de Atala. Adrià é um chef catalão considerado o Papa da culinária de desconstrução e o mais influente chef do mundo, do restaurante de comida contemporânea El Bulli.

Alex é conhecido defensor da culinária regional, como retratado em seu livro " Por uma Gastronomia Brasileira", colocando a culinária amazônia, especificamente a paraense, como base de alguns de seus melhores pratos. Atala planeja, em breve, a abertura de um restaurante de culinária regionalista brasileira.

O reconhecimento pelo grande público veio do seu programa Mesa para Dois, no canal GNT da Rede Globosat, que apresenta com a chef carioca Flávia Quaresma, do restaurante francês Caremê.

Livros Publicados

  • "Por uma Gastronomia Brasileira" - Alex Atala - Editora Bei, 2003
  • "Com Unhas, Dentes & Cuca" - Alex Atala - Editora Senac, 2008

Temas das Palestras

Gastronomia

Gestão de Pessoas

Case de Sucesso

Empreendedorismo

Liderança

Motivação



Vídeos de Alex Atala

O chef do restaurante D.O.M. fala sobre o lançamento de seu novo livro.




comercial@contratepalestras.com.br
11-4063-8076 | 11-4063-2271
13-8828-7677 | 11-9.9648-1020
Home
Nossa Empresa
Palestrantes
Artigos
Eventos
Contato
Facebook
Twitter
2014 – Todos os Direitos Reservados - Contrate Palestrantes - Agilidade e inovação no Mercado de Palestras – Em Deus Confiamos