Tatiana Paranaguá

TEMAS


Tatiana Paranaguá



Tatiana Paranaguá. Mestre em Psicologia (PUC-Rio), Consultora, comentarista (Rede Globo), Professora (PUC-Rio) e Psicóloga Clínica em consultório.

Tatiana nasceu em 1974 na cidade do Rio de Janeiro. Sempre demonstrou interesse pela compreensão do ser humano, iniciando suas leituras a respeito de psicologia junguiana ainda na adolescência , o que determinou a sua escolha profissional.

Após a conclusão do ensino médio estudou teatro, e em 1994 ingressou na Faculdade de Psicologia da PUC-Rio, fazendo parte de pesquisas ligadas a relacionamentos afetivos, familiares e questões do imaginário simbólico inconsciente.

Concluiu a graduação em 1998. Em 1999 mudou-se para a cidade de Brasília, onde começou a atuar como clínica particular e professora de psicologia.

Em 2003 retorna ao Rio de Janeiro ingressando no Mestrado em Clínica Psicológica, onde desenvolveu sua pesquisa ligada a compreensão da busca por transcendência e espiritualidade. Em 2006 conclui o mestrado.

Aulas

A facilidade para falar em público e transmitir os conceitos de psicologia de forma compreensível para ouvintes leigos, fez com que em 2007 fosse contratada pelo departamento de Design da PUC-rio para dar aulas de psicologia abordando questões a respeito de criatividade e resoluções de problemas. Na mesma época deu início a aulas e palestras abordando temas como: superação de obstáculos através da descoberta da força interior e interpretação de sonhos como fontes de criatividade e solução em momentos crise.

Por trabalhar diretamente com pessoas em momentos críticos, suas palavras vão além da teoria, são baseadas em casos reais e em sua própria vivência como profissional e ser humano, fazendo com que os ouvintes se sintam compreendidos e naturalmente motivados.

Televisão

Em 2007 é convidada para atuar como comentarista fixa semanal do programa ao vivo Canal Livre, da TV Brasil até 2008. Em 2012 inicia o trabalho de consultora e comentarista no programa da Rede Globo, Encontro com Fátima Bernardes.

Roteiro e apresentação de documentários

O interesse pela diversidade humana a motivou a participar do roteiro e apresentação de dois documentários: A Visão do Xamã, a respeito do conhecimento espiritual do povo indígena Krahô. E A Face Oculta das Drogas, onde Tatiana entrevista seis pessoas que se livraram do vício das drogas.

Temas abordados

- Acessar a capacidade criativa contida no inconsciente através dos sonhos.
- Resolução de conflitos interpessoais.
- Motivação em momentos de crise.
- Resgate da auto-estima e do amor ao próximo.
- Enfrentamento de frustrações e perdas.
- Saúde psicológica e sua influência física.
- Busca do herói interior através de histórias mitológicas.