Fabiana Murer

São Paulo/SP


Fabiana Murer

Praticava ginástica artística desde os 7 anos, mas, aos 16, alta demais para o esporte, acabou descobrindo o atletismo. Viu uma prova de salto com vara pela primeira vez na Olimpíada de Atlanta, em 1996, e pensou que deveria ser gostoso cair lá de cima.




Vídeos



Praticava ginástica artística desde os 7 anos, mas, aos 16, alta demais para o esporte, acabou descobrindo o atletismo. Viu uma prova de salto com vara pela primeira vez na Olimpíada de Atlanta, em 1996, e pensou que deveria ser gostoso cair lá de cima.

Em 1997, fez um teste para o atletismo (corrida de 50 metros, 1.000 metros e salto em distância) na Orcampi, em Campinas.

Quando soube que ela já praticara ginástica artística, o técnico Elson Miranda, com quem Fabiana trabalhou durante toda a sua carreira, encaminhou a então adolescente para o salto com vara. Na época, a Orcampi era um pré-time da Equipe Funilense, que também treinava em Campinas.

Fabiana passou da Orcampi para a Funilense, que depois se transformaria no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

Sonhava com grandes resultados na ginástica, mas quando escolheu o atletismo não imaginava que levaria o Brasil ao primeiro título mundial da história e nem que transformaria o salto com vara em uma prova conhecida dos brasileiros.

Após conquistar quatro medalhas em Mundiais indoor e outdoor – duas de ouro, uma de prata e uma de bronze -, três medalhas em Jogos Pan-Americanos e duas edições da Diamond League (2010 e 2014), Fabiana Murer decidiu encerrar a carreira na temporada de 2016.

No último ano como atleta, bateu o próprio recorde sul-americano (4,87 m) e terminou o ano como a segunda melhor atleta do ranking mundial da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), somando 11 temporadas consecutivas no top 10 do salto com vara feminino.

“O esporte mudou a minha vida. Graças ao apoio que tive, pude me desenvolver e também desenvolver o salto com vara no Brasil. Passei a sair do país para competir, e fui aprendendo ao longo dos anos, junto com o Elson (Miranda, técnico), a ver como era o mundo. Quero levar toda essa experiência para o futuro e por isso aceitei o convite”, disse Fabiana. “Aqui começa uma nova etapa na minha vida, em que vou trabalhar com a mesma dedicação”.

Temas de Palestras:

- Foco Esportivo
- O sucesso através do esporte
- Olimpiadas
- Atletismo

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem