Persio Arida

TEMAS


Persio Arida



Pérsio Arida,Cursou História e Filosofia na Universidade de São Paulo e formou-se em Economia na Faculdade de Economia e Administração da mesma universidade em 1975.

Em 1979 concluiu seus créditos de doutorado em Economia e escreveu uma tese, sem contudo defendê-la. Arida obteria seu PhD em Economia anos mais tarde, em 1992, com a tese Essays on Brazilian Stabilization Programs pelo MIT. Arida tem uma pequena produção intelectual, pois alega que só se sente impelido a escrever quando se defronta com um problema teoricamente intrincado e atraente.

Entre 1980 e 1984 foi professor dos cursos de graduação e pós-graduação do IPE-USP e, posteriormente, da PUC/RJ. Ainda em 1984, apresentou o texto Inertial Inflation and Monetary Reform in Brazil no Smithsonian Institution de Washington, em parceria com André de Lara Resende. O texto ficou conhecido como proposta Larida nos centros acadêmicos brasileiros e estadounidenses.

Em 1985 ingressou no setor público como secretário de Coordenação do Ministério do Planejamento (gestão Sayad). No ano seguinte, tornou-se diretor da Área Bancária do Banco Central (gestão Bracher), tendo participado ativamente na formulação do Plano Cruzado. Assumiu a presidência do BNDES em 1993, tendo sido um dos principais realizadores do Plano Real.

Foi presidente do Banco Central entre 1994 e 1995, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso como Presidente da República. Arida cita Ruben Almonacid, Raul Ekerman e Ibrahim Eris – todos do MIT – como os professores mais importantes de sua formação. Ele afirma ter aprendido com eles que a teoria
econômica apresenta escolas mais formalistas e escolas mais intuitivas.

Aprendeu também que instituições diferentes geralmente adotam escolas de pensamento diferentes, dependendo de sua tradição.

Segundo Arida, a princípio, o Cruzado teve muito mais sucesso do que se esperava, mas foi comprometido pela imaturidade do jogo político à época de sua implementação.

Ele, também, cita a falta de um consenso no diagnóstico do problema da inflação como uma das causas do fracasso do Cruzado.

Contudo, Arida acredita que a experiência não foi totalmente em vão, ao menos num nível psicológico: O Cruzado, de toda forma, mudou o imaginário da sociedade, criou uma referência da estabilidade de preços. Se não tivéssemos tido a infeliz experiência do Cruzado, dificilmente teríamos tido a experiência bem-sucedida do Plano Real.

Em 2008, junto com André Esteves, alguns sócios do Banco Pactual e diretores do Banco suíço UBS AG, fundou o Banco BTG, que em 2009 recomprou do UBS o banco Pactual, formando o atual BTG Pactual.

Também faz parte do conselho executivo do Instituto Moreira Salles.

Temas de Palestras

- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Administrador
- Empresários / Executivos de Sucesso