Renato Gregório

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Renato Gregório



Renato Gregório é Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Renato Gregório é um dos maiores especialistas em gestão de carreira médica do país.

Autor de três livros, professor com MBA em Gestão Estratégica, ministra cursos e palestras, além de publicar diversos trabalhos neste campo. Ao longo de sua carreira tem assessorado diversas sociedades de especialidades, associações médicas e instituições de saúde no Brasil.

Palestra

Independentemente da especialidade, os ingredientes para uma carreira de sucesso costumam girar em torno das competências técnicas e gerenciais do médico. De modo geral, há algumas características básicas que um profissional de sucesso deve possuir, como: especialização, bom relacionamento com pacientes e com outros públicos, capacidade gerencial, capacidade de planejamento, visão e, por fim, capacidade de realização. Por outro lado, existem fatores aos quais deve-se dar muita atenção, já que podem influenciar diretamente a construção de uma marca forte.

Ao todo, são cinco pontos que merecem cuidado:

Relacionamento, Relação Com a Equipe, Atendimento aos Pacientes, Comunicação Externa e Comunicação Interna, todos estes tópicos estão ligados a Marca Forte

1. Atendimento aos pacientes – todo momento de contato do paciente com o serviço prestado pelo médico é importante para o fortalecimento de marca, seja no pré-atendimento, durante a consulta ou no pós-atendimento. Tudo faz diferença: o ambiente do consultório, a empatia na hora da consulta, a preocupação em saber mais sobre a vida do paciente e o atendimento telefônico, por exemplo.

2. Relação com a equipe de trabalho – quando o médico não se relaciona bem com sua equipe, sua marca fica enfraquecida. Ou seja, secretárias, enfermeiras, auxiliares e outros profissionais – seja no consultório, centro cirúrgico, clínica ou hospital – tendem a virar verdadeiros “embaixadores” do médico quando se sentem valorizados.

3. Relacionamento social – se o médico participa ativamente de ações sociais, tais como projetos voluntários em ONGs e horários diferenciados para atendimento gratuito da população, ele aumenta a possibilidade de fortalecer sua marca.

4. Comunicação interna – a comunicação em um consultório ou clínica envolve o layout do local, o material gráfico, a uniformização da equipe, a decoração, etc. Um exemplo simples é o impacto negativo de uma recepção malcuidada, com mobília velha e desgastada aos olhos de um paciente novo, o que pode ser associado à má qualidade do serviço médico, etc.

5. Comunicação externa – inclui todo o processo de comunicação externo ao consultório, incluindo materiais gráficos (folhetos entregues ao paciente, por exemplo), websites e entrevistas para a mídia (audiovisual e impressa). Quanto mais cuidado o médico tem com essa comunicação, mais sua marca se fortalece frente aos seus diversos públicos (pacientes, outros profissionais, equipe e população em geral).

Para construir uma marca forte, portanto, o médico deve dar atenção especial a esses cinco pontos – que impactam diretamente em suas habilidades gerenciais. Vale lembrar que também é preciso encontrar um bom equilíbrio entre os aspectos gerenciais e técnicos da profissão. Só assim será mais seguro alcançar o sucesso.

Tema de Palestra

- Gerenciamento e Marketing no Consultório

Outros Temas de Palestras

- Atendimento ao Cliente
- Marketing / Comunicação
- Gestão de Pessoas
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Qualidade de Serviços