Amoroso

São Paulo/SP


Amoroso

Márcio Amoroso dos Santos, mais conhecido como Amoroso, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Amoroso é sobrinho de José Amoroso Filho, centroavante que brilhou no Botafogo e Fluminense das décadas de 50 e 60, herdando do tio famoso o apelido que levaria durante toda a sua carreira.




 

 

 

Márcio Amoroso dos Santos, mais conhecido como Amoroso, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante.

Amoroso é sobrinho de José Amoroso Filho, centroavante que brilhou no Botafogo e Fluminense das décadas de 50 e 60, herdando do tio famoso o apelido que levaria durante toda a sua carreira.

Revelado nas categorias de base do Guarani, tinha apenas dezoito anos quando foi emprestado ao Verdy Kawasaki, do Japão. Lá, conquistou o título da temporada inaugural da J-League e, em seguida, retornou para o Guarani.

Sua estreia como profissional no Brasil aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1994, no dia 14 de agosto, quando o Guarani bateu o Cruzeiro por 2 a 0. Ainda no brasileiro, Amoroso e Luizão formaram uma excepcional dupla de ataque, impulsionando o, inicialmente, despretensioso time do Guarani até as semifinais.

A derrota para o Palmeiras e a eliminação nas semifinais, contudo, não apagaram a brilhante campanha do Guarani, visto que a excelente performance de Amoroso acabou consagrada pela conquista da artilharia do campeonato, dividida com Túlio Maravilha, bem como pelo recebimento do prêmio de melhor jogador daquele Brasileiro.

Do Guarani, Amoroso seguiu para o Flamengo, aonde permaneceu por somente três meses. Em seguida, assinou contrato com a Udinese, time italiano da Série A.

Inicialmente, dividiu as atenções com Oliver Bierhoff, artilheiro em 1998, entretanto, após a saída do alemão do clube, o próprio Amoroso acabou se transformando no artilheiro italiano em 1999, com 22 gols.

Em alta, transferiu-se para o Parma, após uma contratação milionária. Infelizmente, para os diretores do Parma, Amoroso passou dois anos no clube se recuperando de uma grave contusão e, desta forma, marcou somente onze gols, em trinta e nove partidas disputadas, não repetindo a performance que havia tido na Udinese.

Em 2001, trocou o futebol italiano pelo alemão, quando acertou sua transferência para o Borussia Dortmund. De clube novo, voltou a brilhar, tornando-se campeão e artilheiro do Campeonato Alemão de 2002.

Nos dois anos seguintes, porém, tornou a ter uma queda de rendimento e, assim sendo, acabou sendo negociado com o Málaga, clube da Espanha. Ficou uma temporada no futebol espanhol e em junho de 2005, transferiu-se para o São Paulo.

Atuando novamente ao lado de Luizão, Amoroso fez boas partidas pelo São Paulo e acabou sendo decisivo nas conquistas da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes da FIFA.

No entanto, Amoroso não conseguiu conquistar um espaço no elenco do Milan e, tendo ficado como o quarto atacante do time, participou de apenas quatro partidas e marcou somente um gol.

Em janeiro de 2008, se transferiu para o clube grego Aris Salônica, mas acabou não ficando por muito tempo e, após dezesseis anos, Amoroso voltou ao Guarani em dezembro de 2008, para a disputa do Campeonato Paulista de 2009.

Para a disputa da Copa das Confederações, Amoroso foi convidado pela Bandeirantes para comentar alguns jogos.

Em 2012, Amoroso jogou o campeonato paulista de Showbol pelo Guarani, dividindo as atenções do time com os craques Djalminha e Luizão.

Em 2016, o ex-atacante de São Paulo, Guarani e seleção brasileira, entre outros, fechou uma parceria com o Boca Raton, dos Estados Unidos, que disputa a APSL (American Premier Soccer League), equivalente à quarta divisão em relação ao poderio financeiro, para disputar alguns jogos nesta temporada e depois virar um embaixador do clube pelo mundo.

Temas de Palestras:

- Esportes;
- Estratégia no Campo;
- Planejamento e Estratégica;
- Motivação;
- Moderador de debates;
- Competitividade;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Esportes - Futebol;

AT 06-23
Mande-nos uma Mensagem