Laura Muller

TEMAS


Laura Muller



Sexóloga, Psicóloga clínica com atuação na abordagem junguiana, além de jornalista. Está semanalmente no programa Altas Horas do Serginho Groisman, na Rede Globo.

Psicóloga clínica, educadora sexual e comunicadora social com pós-graduação em Educação Sexual, Laura Muller dividiu sua atuação profissional de jornalista com palestras por todo o Brasil com temas relacionados a sexualidade e relacionamentos.

Como formação acadêmica carrega na bagagem três bacharelados. Formou-se em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) (2007), Em Sexualidade, Educação e Terapia Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC (2000) e Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1990). Tem pós-graduação em Educação Sexual.

Começou a carreira como jornalista na Folha de S.Paulo, no caderno ABCD, e na Folha da Tarde, já extinta. Permaneceu lá de 1991 a 1996.

Foi editora de sexualidade do Grupo Abril de agosto de 1997 a janeiro de 2002 em São Paulo, SP e editora de Emoções e Sexo da revista Claudia, onde trabalhou de 1997 a 2001. Foi o trabalho na revista Claudia que a levou a fazer a pós-graduação em Educação Sexual para conhecer mais sobre o assunto.

Seus textos foram publicados em outras revistas como Veja, Vip, Playboy, Nova, Nova Escola, Elle e Capricho, além de Marie Claire, Um, Uma, Playboy, Vip, Vogue Homem, Elle, entre outras.

Também escreve para o site iGirl criado por ela no portal iG, desde outubro de 2011, com a coluna Sexo sem Neuras, atualizado a cada quinze dias, e para a revista Dia a Dia, do jornal Diário do Grande ABC, com a coluna SEXO, mensalmente nas bancas.

Desde agosto de 2011 é colunista do Diário do Grande ABC - Revista Dia-a-Dia, na coluna mensal Sex, o com foco na população adulta masculina e feminina.

Lançou três livros sobre a temática: 500 Perguntas sobre sexo e 500 Perguntas sobre sexo do adolescente, lançados pela editora Objetiva em 2001 e 2006, e Altos papos sobre sexo – dos 12 aos 80 anos, publicado pela editora Globo em 2009.

Na internet, foi colunista do portal Terra, dos canais Jovem e Mulher e fez vários chats para internautas no Uol, Terra, iG e Virgula.

Voltou a escrever para o Grupo Folha, assinando a coluna Sexo sem segredo, do jornal Agora.

Dá aulas como professora convidada dos cursos de Pós Graduação em Educação e Terapia Sexual da Faculdade de Medicina do ABC, das Universidades Salesiano e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Temas de Palestras

Especial Para Escolas

- Sexualidade: Como Educar Os Filhos?
- Como Falar Sobre Sexo Na Sala De Aula?
- Altos Papos Sobre Sexo: O Que Você Precisa Saber?

Subtemas

Em todos os encontros serão trabalhados quatro grandes eixos de conhecimento, que são pilares da Educação Sexual, a saber:

- Iniciação sexual
- Gravidez precoce
- Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids
- Limites

Altos Papos Sobre Sexo

Resumo da palestra

Como fazer para evitar as doenças? Como prevenir a gravidez fora de hora? O que é preciso saber sobre o prazer sexual? E como funciona o corpo feminino e o masculino na cama? Essas e outras questões são abordadas num bate-papo aberto, franco e divertido com a sexóloga Laura Muller. Que tal trazer a(s) sua(s) pergunta(s)?

Objetivos

- Esclarecer as principais dúvidas sobre sexo que preocupam, trazem curiosidade e angustiam a população em geral.
- Transmitir informações básicas para a saúde emocional e sexual da criança, do jovem, do adulto e do idoso.
- Orientar sobre quatro tópicos fundamentais para uma educação sexual de qualidade: sexo e gravidez; sexo e prevenção de doenças; sexo e prazer; sexo e limites.
- Abrir espaço para uma conversa franca sobre esse tema ainda tabu na nossa cultura, que é o sexo.

A Mídia Como Consultório

Resumo da palestra

A história da sexóloga Laura Muller com a mídia começou há mais de 20 anos, quando se formou em Comunicação Social (Jornalismo). Mais tarde viria a especialização em Educação Sexual e a nova formação, em Psicologia. Hoje ela integra essas áreas, tornando a mídia sua parceira em ações educativas que envolvem psicologia e sexualidade. Como esse modelo pode inspirar profissionais das mais variadas áreas? Qual o segredo para fazer da mídia uma aliada? Na palestra, Laura revela o que profissionais em formação ou já atuantes devem saber sobre ações de sucesso com tv, rádio, jornal, revista, internet e mídias sociais.

Objetivos

- Mostrar meios de fazer parcerias de sucesso com as mais variadas mídias: tv, rádio, jornal, revista e internet, incluindo mídias sociais.
- Estimular interlocuções entre áreas de conhecimento como Comunicação Social, Psicologia e Educação Sexual, entre outras.
- Ampliar o olhar do profissional em formação ou já atuante em relação ao impacto social e pessoal do trabalho com a mídia.

Além Do Sucesso Profissional

Resumo da palestra

Já ouviu o ditado Sorte no jogo, azar no amor? Muitas vezes parece impossível conciliarmos o sucesso financeiro e profissional com realizações na área dos relacionamentos amorosos e sexuais. Mas é possível equilibrar vitórias em ambas as áreas. Não é tarefa fácil, sabemos todos. Talvez o segredo seja conhecer melhor os mecanismos de prazer de homens e mulheres e como vencer possíveis obstáculos nessa complexa área. Para isso, a sexóloga Laura Muller traça um panorama da sexualidade humana através dos tempos, até os dias atuais.

Objetivos

- Abrir espaço para o profissional de sucesso (ou em busca de) saber mais sobre relacionamentos afetivo-sexuais saudáveis e prazerosos.
- Estimular reflexões que favoreçam o equilíbrio entre realização profissional e pessoal.
- Trazer à tona um assunto tabu (sexo) para que transformações nesse setor resultem em bem-estar ao profissional como um todo.