Lya Luft

TEMAS


Lya Luft



Consagrada escritora e tradutora gaúcha, Lya Luft nasceu em Santa Cruz do Sul em 15 de setembro de 1938. Por ser uma cidade de colonização alemã, a maioria das crianças falava alemão, e aos onze anos Lya já recitava Goethe e Schiller.

Reside desde 1959 em Porto Alegre, onde obteve os diplomas de Pedagogia e de Letras Anglo-germânicas. É mestra em Lingüística Aplicada desde 1975 e mestra em literaturas Brasileira e Portuguesa desde 1978. Foi professora titular de Lingüística na Universidade Porto-Alegrense de 1970 a 1980 e cronista semanal do jornal Correio do Povo de 1964 a 1980.

Lya Luft iniciou na carreira literária aos 41 anos, foi depois de um acidente automobilístico quase fatal que resolveu fazer tudo o que evitava. Antes de virar best seller já havia publicado 13 livros com vendas razoáveis.

Faz conferências e palestras em todo o Brasil sobre sua obra literária e, sobretudo, sobre a situação da mulher no Brasil. Organiza grupos de mulheres para debater questões como Mulher versus Trabalho, Dinheiro e Poder e Mudanças na Vida da Mulher Brasileira.

Atualmente, dedica-se apenas à literatura e à tradução de literaturas inglesa e alemã, incluindo Thomas Mann, Bertold Brecht, Hermann Hesse, Gunter Grass e outros. Já traduziu para o português mais de cem livros.

Como escritora, Lya Luft recebeu os prêmios Alfonsina Storni de poesia em Buenos Aires, 1980; Érico Veríssimo da Assembléia do Rio Grande do Sul pelo conjunto de sua obra, 1984; Melhor obra de ficção de 1996 da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) por O Rio do Medo.

Temas de Palestras

- Educação

- Cultura 

- Literatura