Herodoto Barbeiro

São Paulo/SP


Herodoto Barbeiro

Professor antes de jornalista, é chamado de mestre por onde passa. Participou da criação da rádio CBN e atuou por mais de 20 anos na TV Cultura.




Professor antes de jornalista, é chamado de mestre por onde passa. Participou da criação da rádio CBN e atuou por mais de 20 anos na TV Cultura.

Autor de inúmeros livros, construiu uma carreira de sucesso e muitos prêmios. É apresentador e editor-chefe do Jornal da Record News e mantém o seu Blog desde 2011.

Foi eleito em 2015 entre Os + admirados jornalistas brasileiros – Top 50 e é o 5º colocado da Regional Sudeste.

Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP/SP), onde também cursou pós e mestrado, além de lecionar por quase 20 anos, ainda cursou Direito, também na USP, e Jornalismo na Fundação Cásper Líbero.

Atuou na Rádio CBN e na TV Cultura, onde foi apresentador do Jornal da Cultura.

Foi colunista do jornal O Diário de S.Paulo e da revista Imprensa, além de ter artigos publicados em diversos jornais e revistas. A carreira na televisão começou na década de 1970 na TV Gazeta, no programa Show de Ensino, que unia jornalistas e professores explicando os fatos mais recentes.

Cursou Jornalismo após um convite para trabalhar na rádio Jovem Pan.

Participou da criação da rádio CBN, onde foi âncora e gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio. Na TV Cultura foi apresentador de vários programas.

Esteve no comando do Roda Viva em duas ocasiões: entre 1994 e 1995, e entre 2009 e 2010. No final de fevereiro de 2011, desligou-se da emissora, onde estava desde 1989, e da rádio CBN, onde ingressou em 1991, quando a rádio foi criada, e assinou contrato com a Rede Record.

Desde então, é o apresentador e editor-chefe do Jornal da Record News.

Participa, também do programa semanal Brasil em Discussão e edita o Blog do Barbeiro – Barba, Bigode e Cabelo, no portal R7 desde maio de 2011. Comanda, ainda, o seu próprio site e produz uma newsletter.

É autor de mais de dez livros, transitando com desenvoltura por temas que vão do budismo e filosofia aos de ciências sociais e políticas e aos de comunicação, como o Manual de Telejornalismo e Radiojornalismo – Produção, Ética e Internet (esse último em parceria com Paulo Rodolfo de Lima).

Em sua carreira, conquistou inúmeros prêmios, sendo quatro Comunique-se, quatro APCA (da Associação Paulista dos Críticos de Arte), um da Unesco e um Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Integra a Galeria de Mestres do Jornalismo do Prêmio Comunique-se.

Passou a se interessar pelo budismo quando ainda era estudante do curso de História na USP. Recebeu da comunidade budista Soto Zen Shu o título de monge budista leigo, o qual lhe confiou o nome de um de seus patriarcas, Gento Ryotetsu.

Em março de 2015 Heródoto Barbeiro – desde 2011 na Rede Record - renovou por três anos seu contrato com a Record News, como apresentador e é editor-chefe do Jornal da Record News, no ar diariamente às 21 horas. Além das atribuições na emissora, Heródoto mantém o Blog do Barbeiro – Barba, Cabelo e Bigode, no portal R7.

Foi indicado entre os três finalistas do Prêmio Comunique-se em sua reta final, em agosto de 2015, com a abertura da terceira fase de votação, que definirá os grandes-vencedores. Em sua 13ª edição a premiação conquistou recorde de participação, com mais de 430 mil votos nas primeiras fases da disputa.

Heródoto Barbeiro, foi indicado pelo trabalho desenvolvido na Record News, na categoria TV.

Em setembro de 2015 Heródoto Barbeiro lançou o livro Provocações corporativas (Alta Books). Na obra reúne uma dezena de fictícias (e realistas) reuniões de cinco gestores e gestoras de uma grande empresa (fictícios também, mas imersos na realidade) que decidem se encontrar de modo programado para, como diria Paulo Freire, fazer a leitura do mundo.

Treinamentos:

Os treinamentos podem ser individuais, ou no máximo de 8 pessoas para não perder efetividade.

Duração depende do número de pessoas, varia de uma hora e meia a três horas e meia

As palestras abertas não tem número máximo de assistentes

Treinamentos : Falar para Liderar - treino de apresentação de palestras, lançamento de produtos, melhoria de comunicação corporativa com ousem gravação de vídeo e áudio

- Media Training Iniciação - treino com gravações palestras e avaliações
- MT - Avançado - treino, debate, gravação, avaliação
- MT - Lançamento de produto - gravação, palestra, avaliação
- MT - CEO preparação exclusiva para coletiva de imprensa ou anúncio de grande porte, com gravação.

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.

Temas das Palestras:

- Cenários de Economia Política do Brasil e do Mundos
- Liderança ferramenta do convencimento e relacionamento
- Crise - Crônica de Uma Crise Anunciada -
- Sustentabilidade - Nova Etapa do Capitalismo
- Fatos Históricos relevantes

Temas de Palestras Online:

- A Quarta Revolução Industrial – Industry 4.0
- Origem da Crise Brasileira – Economia Política
- A Conjuntura Atual e Histórica
- Jornalismo e as Mídias Sociais
- Budismo – Origens Históricas
- Meditação Zen e Suas Técnicas
- Deus, Onde Estará?

Talk Shows:

Mediação de debates, apresentações, lançamento de produtos;

Mestre de Cerimônias:

Apresentação de eventos em auditórios

Vídeos:

Gravação de vídeos institucionais sem caráter comercial

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem