Silvio Meira

TEMAS


Silvio Meira



Silvio Romero de Lemos Meira, é formado em engenharia eletrônica pelo ITA, mestre em informática pela ufpe e PhD em computação pela University of Kent at Canterbury, uk.

Meira é professor titular do centro de informática da UFPE, onde leciona engenharia de software e história e futuro da computação; é cientista-chefe do C.E.S.A.R, onde coordena o grupo de inovação e os esforços de gestão de conhecimento e redes sociais, métricas e estimativas em projetos de software e compartilhamento de informação P2P; é presidente do conselho de administração do portodigital e membro do comitê assessor de tecnologias da informação do MCT; parceiro da Rede Avina, é colunista do Terramagazine, onde escreve sobre tecnologias da informação e comunicação e seu impacto político, econômico e social; é ainda comentarista da CBN, no BITs da NOITE, às terças, às 22h40. meira é consultor independente de políticas e estratégias de informação, informática e inovação.

Autor de mais de duzentos artigos científicos e tecnológicos publicados em congressos e revistas acadêmicas e de centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto na sociedade, publicados na imprensa leiga e de tecnologias da informação, Meira já supervisionou (desde 1985) mais de noventa teses e dissertações de doutorado e mestrado.

Silvio Meira foi pesquisador do CNPQ por mais de 15 anos; foi membro dos conselhos do estado de São Paulo e da Philips Latin America; concebeu e coordenou o programa temático multi-institucional em ciência da computação do cnpq; criou e coordenou o programa de doutoramento em ciência da computação da UFPE; foi assessor da secretaria de política de informática do ministério de ciência e tecnologia; foi membro do primeiro comitê gestor da internet.br, da primeira comissão nacional de avaliação da educação superior (conaes) e presidente da sociedade brasileira de computação; foi consultor do world bank (infodev) e do united nations development program; foi um dos criadores e primeiro presidente do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife, um dos criadores do porto digital, ecossistema urbano de informática no recife antigo e um dos três cientistas por trás do engenho de busca radix.com.

Meira foi colunista do Diário de Pernambuco, jornal da tarde, agência estado e da revista eletrônica NO. recebeu, da presidência da república, as comendas da ordem nacional do mérito científico (1999) e da ordem de rio branco (2001). em 2006, recebeu do governo de Pernambuco a mais alta comenda do estado, a ordem do mérito dos Guararapes. em 2008, recebeu a medalha do conhecimento do ministério do desenvolvimento, indústria e comércio. Meira participou do desenvolvimento de muitos empreendimentos inovadores e está atualmente envolvido com meia dúzia deles.

Em 2005, Silvio Meira foi eleito, pela revista info, um dos três mais importantes evangelistas de tecnologias da informação do Brasil. em 2007, a revista época o elegeu um dos 100 mais influentes brasileiros. em 2009, foi uma das entrevistas do pensamento nacional da HSM management e entrevistado do mês de janeiro da revista Marie Claire. Meira é o entrevistado -novamente- do pensamento nacional da HSM management de março de 2010.

Em 2009, Silvio Meira interagiu com dezenas de milhares de pessoas em conferências, palestras, seminários, workshops e através do twitter, do seu blog e da CBN, conectando ideias, instituições, reflexões, pessoas, estratégias, conhecimento, negócios, emoções e oportunidades de inovação.

No resto do ano, Brasil e mundo afora, Meira faz palestras sobre inovação, criatividade, empreendedorismo, TICs e seus impactos sociais e econômicos, redes sociais, games e educação, sociedade da informação, políticas e estratégias de informação, motivação...

Temas de Palestras

- Tecnologia
- Motivação
- Redes Sociais
- Criatividade e Inovação