Renata Maranhão

Renata Maranhão

Renata Maranhão

TEMAS


Renata Maranhão



Renata Maranhão uma jornalista brasileira.

Aos quinze anos começou sua carreira, atravessando o mundo inteiro. Em sua trajetória pôde morar no Japão, China, Taiwan, Hong Kong, Coréia e ainda estudar nos Estados Unidos no Dominican College of San Rafael. Trabalhou na Argentina, Saint Croix, São Martinho e conheceu diversas partes do mundo, como o Taiti, o Havaí, a ilha de Páscoa, entre outros. Apresentou os programas A Magazine da Audi, transmitido pelas extintas tevês Manchete e Superstation, Chat Show do site Terra (entrevistando personalidades da música brasileira como Maurício Manieri e Supla, por exemplo), Lokau.com e MTV. Estava entre os 5 brasileiros escolhidos (entre 1.500) para ir à Miami para ser a apresentadora da AXN na América Latina.

Porém, foi no jornalismo da RedeTV! que se tornou conhecida. Após breve passagem na emissora em 1999, retornou à casa em setembro de 2003 assumindo a apresentação da parte factual do TV Esporte Notícias, jornal que dividia com o apresentador esportivo Fernando Vanucci. Em janeiro de 2004, começou a apresentar paralelamente o Leitura Dinâmica e agradou tanto que em junho de 2004 assumiu definitivamente o jornal noturno, apresentando-o até hoje. Em plantões, apresenta o Good News e o RedeTV! News.

É colunista da revista Brasil Travel News com distribuição Brasil, Portugal e Espanha.

Em 2008 apresentou uma parte do Teleton no SBT, ao lado de Fabiano Augusto.

Prêmios e homenagens

  • Em 2007 Renata ganhou o prêmio Super Cap de Ouro na categoria de melhor apresentadora de telejornais e o Troféu Dia da Imprensa de melhor telejornal, pelo Leitura Dinâmica.
  • Ainda em agosto de 2007, foi agraciada pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP) com a Medalha do Mérito Humanístico Anita Garibaldi ao lado de brilhantes profissionais das mais diversas áreas, entre eles, o cosmonauta Pavel Vinogradov e os astronautas Jeffrey M. Williams e Marcos Pontes.
  • Em setembro de 2007 Renata Maranhão foi homenageada novamente. Desta vez recebeu o Prêmio Personalidade 2007, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
  • Em junho de 2008 a jornalista foi lembrada como símbolo de credibilidade no Dia Internacional Comunicação e recebeu o Prêmio Comunicação e Destaque, com o apoio cultural da Associação Paulista de Imprensa, a API.
  • Em novembro de 2009 foi homenageada com o Prêmio Mãos e Mentes que Brilham por sua contribuição artística e cultural à sociedade.

Ministra palestras sobre jornalismo em faculdades como Objetivo e FIAM.

É docente no Curso de Locução e Noticiarista para TV no SENAC.

Temas de Palestras

- Jornalismo

- Mestre de Cerimônias 

- Moderadora de Debates