Luciano D Agostini

TEMAS


Luciano D Agostini



Luciano Luiz Manarin D´Agostini é economista, graduado pela Universidade Federal do Paraná (2002), com mestrado (2004) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (2010) pela mesma instituição.

Possui pós-doutorado em Macroeconomia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Foi aluno visitante do doutorado em Métodos Numéricos Aplicado à Estatística pela UFPR (2006-2010).

Foi também aluno visitante do doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/ RJ, onde fez isoladamente disciplinas de economia monetária, macroeconomia e finanças. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento”, cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa e Qualidade/CNPQ.

Tem experiência no mercado financeiro, de seguros e de fomento mercantil, uma vez que possui habilitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para administrar carteiras de investimento em renda fixa e variável; da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para administrar e comercializar seguros de todos os ramos e; da Associação Nacional dos Factoristas (ANFAC) para exercer o fomento mercantil.

A área de pesquisa concentra-se em macroeconomia, política monetária, política fiscal, política cambial, modelos de crescimento econômico, finanças, geopolítica, estatística e séries temporais.

Detém técnicas de gestão de carteiras de fundos de investimentos, de análise e previsão macro-econométrica, gestão de risco, liquidez bancária e análise de crédito.

É autor do Livro Econometria Temporal Multivariada (Ed. Blucher 2011), co-autor do Livro Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (FGV, 2010) e de artigos técnicos-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Acumula homenagens e prêmios na área econômica: na conclusão da graduação (2002), ganhou da UFPR/CORECON o Certificado dos melhores coeficientes de rendimento; ganhou o Prêmio Paraná de Economia (2005)/CORECON/PR, categoria Artigo de Economia; ganhou o Prêmio Brasil de Economia 2010, 2012 e 2013 pelo Conselho Federal de Economia, categoria Livro de Economia e artigo técnico-científico.

Recebeu também o Prêmio Selo de Qualidade Acadêmica na sua tese de doutorado, pela Editora Blucher (2011).

 Foi professor substituto do departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (2003-2004), onde lecionou macroeconomia, microeconomia, estatística e econometria.

Em 2005 iniciou atividades de docência nos cursos de MBAs em finanças e controladoria no Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (IBPEX), lecionando como convidado, em várias cidades do Brasil, as disciplinas de política monetária, mercado financeiro internacional, câmbio, mercado de renda fixa e variável, mercado a termo, mercado futuros e swaps.

Em 2009, revitalizou o curso preparatório ao Exame Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), este que habilita o candidato ao mestrado ou doutorado em economia.

Desde então coordena o curso e leciona eventualmente as disciplinas de Microeconomia, Macroeconomia, Estatística e Matemática.

No Esporte:

Além de Economista o Luciano também pratica natação rotineiramente há 30 anos. Nascido em Curitiba, Paraná, aos 12 anos começou a nadar no extinto Clube do Golfinho (1988) para se recuperar de um acidente de trânsito.

Três anos mais tarde (1991), começou a treinar e competir nas categorias de base com o Prof. Daniel Wolokita.

Sem família abastada para “paitrocinar” o esporte, recebeu incentivos de alimentação, vale-transporte e viagens no começo da carreira de dois grandes empresários do Paraná, Srs. Jorge Abage e Ângelo Pizzato.

Aos 15 anos começou a treinar no Clube Curitibano, onde passou grande parte da sua carreira como nadador. Pelo Clube Curitibano, obteve suas principais vitórias em equipe e individuais. Nadou com o Prof.

Dr. Paulo Bento (1992 a 1995), com o Prof. Marcos Chaiben (1997 a 1999), in memoriam, e com o Prof. Christian Carvalho (2003 a 2007). Teve passagens pelo Paraná Clube (2000), Santa Mônica (2001) e Academia Gustavo Borges (2008-2011). Atualmente é nadador máster da Academia Swimex e do Fluminense Foot Ball Club.

De 1994 a 2007, nadou Troféu Brasil de Natação, quase que ininterruptamente. Em 2004, aliando os treinamentos, estudos e trabalho na área econômica, começou também a participar de competições internacionais de natação masters nas Américas, Europa e Oceania.

E não parou mais! Movido pelo espírito “Master para o presente, master para a Vida” e “Saúdável, esportivo e jovem (Fit, Fun and Forever Young)”, de 2004 a 2017, participou de 7 campeonatos mundiais de natação master, promovidos pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA) e de 4 World Mastes Games (Jogos Mundiais Masters), promovidos pela International Masters Games Association (IGMA).

Nestes anos de carreira como nadador acumulou na bagagem títulos pessoais importantes como a figuração entre os 10 melhores atletas do mundo na categoria master, pelo ranking mundial TOP 10 FINA (temporadas 2004 a 2013) nas provas de nado costas, livre e revezamentos.

Nos campeonatos mundiais FINA Masters conseguiu o bronze no Mundial de Rimini-Itália (2004 e 2012), a prata em Perth-Austrália (2008), 5º. Lugar no Mundial de Gotemburgo–Suécia (2010) e no Mundial de São Francisco-Estados Unidos (2006).

Igualmente vitorioso, no World Masters Games (Jogos Mundiais Masters) obteve 21 medalhas em 4 edições: Auckland-Nova Zelandia (2017); Torino-italia (2013), Sidney-Austrália (2009) e Edmonton-Canadá (2005), sendo 6 de ouro, 10 de prata e 5 de bronze com estas conquistas, em 2017, torna-se o nadador master brasileiro com o maior número de medalhas neste tipo de evento.

Recebeu da Câmara Municipal de Curitiba, em 2007, o Prêmio Mérito Esportivo junto com Ricardo Zonta (Fórmula 1) e Danyele Hipólito (Ginástica Olímpica).

Em 2016, carregou a Tocha Olímpica na cidade de Curitiba, dias antes do início dos Jogos Olímpicos RIO 2016.

 Luciano D´Agostini foi o idealizador e criador da Maratona Aquática de Curitiba, evento este que consiste num superrevezamento de equipes, que reúne aproximadamente 800 nadadores e 40 academias/clubes. O evento tem por objetivo promover aos participantes o exercício da cidadania, o trabalho voluntário, a ação social e a doação de alimentos.

Temas das Palestras

- Déficit Público Federal e os impactos para as cidades brasileiras
- Desindustrialização no Brasil
- Economia Chinesa: impactos na Economia Brasileira
- A Macroeconomia da Semiestagnação Brasileira
- Desenvolvimentismo para o Brasil
- Dívida Pública, Orçamento Público e Crescimento Econômico no Brasil
- Política, Pena de Morte e Corrupção: existe saída?
- Bolha Imobiliária no Brasil? Existe ou Não Existe? Que indicadores Macroeconômicos Acompanhar?
- Mercado Imobiliário
- Giro pelo Mundo: Indicadores Macroeconômicos
- Macroeconomia, Política e Conjuntura: Cenário Nacional e Internacional
- As recentes condutas de Política Monetária, Fiscal, Creditícia e Cambial no Brasil
- Realidade, Perspectivas e Oportunidades para o Brasil
- O novo ciclo de pobreza no Brasil: origens e causas
- Saída para o Desenvolvimento: Educação e Complexidade Tecnológica
- Reservas Cambiais, Swap Cambial, Títulos Públicos e a relação com Taxa de Câmbio
- Moderador de Debates em Macroeconomia e Finanças
- Esporte e Educação
- Superação e Desafios
- Trabalho Voluntário e Esporte
- Alimentação, Esporte e Longevidade
- Um giro pelo mundo com a Natação
- Viagens Fantásticas pelo Mundo através do Esporte