Bruno Astuto

TEMAS


Bruno Astuto



Bruno Astuto é uma das grandes referências no Brasil quando se fala em Moda, Etiqueta e o mundo das celebridades.

Homme du monde, vive entre Rio, São Paulo e Paris colhendo histórias e experiências para suas colunas em diversas publicações do país, como a Vogue Brasil e a revista Época, além do quadro que atua como especialista em luxo e etiqueta no programa Mais Você, de Ana Maria Braga.

Foi co-curador de duas bem sucedidas exposições de grande repercussão: Maria Antonieta (2006), sobre a moda ditada pela rainha da França no final do século XVII, e Mulheres Reais (2008, Casa França Brasil), sobre a moda no período joanino, do ponto de vista das escravas e das mulheres da Corte no Rio de Janeiro.

É também o único autor brasileiro a escrever a biografia da rainha da França Catarina de Médicis.

Por seu grande trânsito no universo do luxo, é convidado a dar palestras em todo o país e exterior sobre comportamento, moda e etiqueta, com sua abordagem única e divertida a respeito de um mundo que conhece como poucos.

Temas de palestras

A vida mais bela – a nova etiqueta que pode revolucionar seus dias

O mundo mudou; algumas normas de convívio social caíram em desuso, outras permanecem imbatíveis.

Mas há outra categoria, absolutamente nova, para a qual ninguém foi devidamente preparado.

Como se comportar no mundo virtual? Como lidar com as novas relações afetivas e familiares? Como receber, hospedar, viajar sem estresse e com o máximo de prazer possível? A nova etiqueta à mesa, em casa, no trabalho, na internet e nos relacionamentos.

Primeira classe – o novo consumo AAA e a realidade do luxo no Brasil

Uma simples padaria francesa se tornou referência de qualidade sem perder o apelo popular; uma gigante do fast fashion consegue vender roupas a preços módicos e ser cobiçada pelas mais poderosas celebridades do planeta.

Não faltam exemplos bem sucedidos de empresas que conseguiram dar um upgrade em sua imagem sem perder a essência, aliando-se aos embaixadores certos e investindo em qualidade.

As diretrizes do universo do luxo ainda são ditadas por europeus e americanos, mas é para os mercados emergentes que todos os olhos estão virando.

Muito se fala da nova classe C, mas quem sabe falar ao coração da nova classe A brasileira? Basta a uma empresa de luxo ser conhecida internacionalmente para abrir as portas do Brasil?

Mulheres coroadas – os erros e acertos que tornaram certas mulheres verdadeiros mitos

Maria Antonieta, Victoria, Wallis Simpson, Barbara Hutton, Farah Diba, entre tantas mulheres, servem de exemplos de repulsa ou admiração em todo o mundo.

Como viviam essas mulheres? O que representaram para sua época? O que fez delas ícones de elegância e poder? Em que erraram? Conhecer o passado é fundamental para elaborar o futuro.

Um passeio pela intimidade dessas mulheres e pela História mundial pode contribuir para o dia a dia mais do que imaginamos.