F√°bio Marques

TEMAS


F√°bio Marques



Consultor de Administração e Marketing, Master Coach e Palestrante Internacional desde 1996, Fábio Marques é reconhecido como um dos maiores especialistas em Gestão da Excelência em Serviços com Foco no Cliente, tendo desenvolvido estratégias e técnicas altamente eficazes nas áreas da Liderança, Coaching, Motivação, Comunicação e Vendas de Valor.

Com mais de 35 anos de experiência profissional de destaque, 22 anos como consultor e coach, mais de 15.000 horas de palco, mais de 2.700 palestras e treinamentos realizados em diversos países (Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, México, EUA, Inglaterra, Hungria, Austrália…), mais de 180 empresas atendidas em diversos segmentos de mercado (Químicas, Farmacêuticas, Tecnologia, Financeiras, Comércio, Serviços, Educação…), centenas de milhares de pessoas impactadas diretamente em eventos ao vivo e milhões pela internet, Fábio Marques ganhou reconhecimento internacional e entrou para a prestigiosa lista Bristol Who’s Who*.

Fábio Marques é o fundador e presidente do Instituto de Excelência em Serviços do Brasil e é o membro fundador da International Excellence Society, organização que congrega pessoas dedicadas à Excelência Pessoal, Profissional e Empreendedora e que confere a Certificação IES 2020 para as empresas que mantém um programa estruturado de educação e treinamento dos profissionais e suas lideranças nos princípios comportamentais, métodos e estratégias de gestão da Excelência em Serviços com Foco no Cliente.

É autor do livro “Guia Prático da Excelência em Serviços: como conquistar clientes, aumentar os lucros e viver melhor” – um best-seller na área desde 1997 – e de dezenas de artigos, vídeos e programas de educação e treinamento.

Ministrou sua primeira palestra internacional em 1997, em Boston, EUA, durante conferência mundial da Association For Services Management International, ocasião em que lançou o conceito Heart Share de Fidelização de Clientes, já citado por centenas de outros autores ao redor do mundo.

Como professor convidado dos programas de pós-graduação e MBA de Marketing da FIA, ministrou aulas de Liderança de Equipes de Alta Performance, Qualidade Total em Serviços, Negociação, Gestão de Pessoas, Marketing Pessoal, Coaching e Reverse Coaching para executivos de empresas de renome como Petrobrás, Visteon, Ford, Procter & Gamble e Vale.

Entre as organizações que já contrataram e aprovaram o trabalho de Fábio Marques, estão Algar, Apple, Audi, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cargill, Casas Pernambucanas, Citibank, Conselho Federal de Administração, Conselhos Regionais de Administração, CTBC Telecom, DTCOM, DOW, DuPont, ERICSSON, FEA USP, Gerdau, Itaú Unibanco, HSBC, Jones Lang LaSalle, LOCALIZA Rent a Car, McDonald’s University, Microcity, Microsoft, ORACLE, Patachou Modas, Puratos, SAP, Schneider Electric, Tunibra Travel, Unisys e muitas outras de igual importância.

Sua formação acadêmica inclui Eletrotécnica e Administração de Empresas, com graduação em Marketing e especialização em Administração Estratégica do Serviço ao Cliente pela University of California, Berkeley Extension.

Paralelamente, também dedica-se aos estudos éticos de Psicologia Comportamental, Gestão de Recursos Humanos e PNL (Programação Neuro-Linguística) há mais de 30 anos.

Antes de tornar-se consultor e palestrante profissional, trabalhou nas áreas de vendas e serviços das multinacionais Siemens, IBM e Alcon, onde assumiu a Gerência Geral de Serviços da filial brasileira, atingindo o 1º lugar na América Latina e o 3º lugar no mundo em resultados de vendas, market share e satisfação de clientes.

Suas palestras e workshops de maior sucesso abordam temas como Liderança, Coaching, Gestão de Pessoas, Excelência no Atendimento ao Cliente, Trabalho em Equipe, Motivação Profissional, Comunicação, Técnicas de Apresentação, Relacionamento, Marketing Pessoal, Marketing de Serviços, Negociação e Vendas.

Em suas apresentações, prevalece um estilo objetivo, dinâmico e bem humorado, oferecendo conceitos e ideias pragmáticas de aplicação imediata, sempre com foco em resultados.

Temas de Palestras:

Sucesso tá na mão| As 5 Forças da Excelência

Uma abordagem inspiradora que proporciona ferramentas práticas e motivação duradoura para alcançar resultados melhores na vida pessoal e profissional.

Uma palestra intensa, profunda e transformadora, apresentada de forma leve e acessível, combinando momentos de reflexão, descontração e interação na medida certa!

Fruto de uma pesquisa de mais de 30 anos e um estudo extensivo de diversas teorias e histórias reais de sucesso, esta palestra exclusiva tem encantado milhares de pessoas por todo o Brasil, conduzindo seus participantes à reflexão prática de como temos vivido e trabalhado.

Organizações como Adidas, BASF, Computer Associates, Cushman&Wakefield, Döhler Têxtil, MSC Cruzeiros, International Brands, Mercado Eletrônico, Unimed, Localiza Rent a Car, Tunibra Travel, Lucent Technologies, Procter & Gamble, Caixa Econômica Federal, Lush, Gerdau, Acesita, Cargill, Emulzint, Unicamp, TIVIT, Lojas Marisa, PUC, USP São Carlos e muitas outras já aprovaram esta palestra exclusiva desenvolvida por Fábio Marques.

De forma dinâmica e objetiva, são abordados conceitos práticos de Inteligência Emocional, Planejamento, Produtividade e outros relacionados com auto-consciência, auto-motivação, relacionamento intrapessoal e interpessoal, empatia, gerenciamento de sentimentos, foco em resultados e demais hábitos para uma vida mais produtiva e feliz.

O conteúdo é organizado em 5 pontos principais e é feita uma ponte de memória (ou âncora neurolingüística) com cada um dos dedos da nossa mão, de forma que a pessoa possa se lembrar do conhecimento intuitivamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, garantindo que este valioso aprendizado esteja disponível a todo o momento!

Como resultado desta palestra, os participantes terão melhores condições para lidar com as próprias emoções e alcançar resultados práticos, conhecendo melhor seus pensamentos e sentimentos, melhorando sua comunicação, aumentando sua sensibilidade, capacidade de percepção, intuição e flexibilidade, desenvolvendo sua auto-estima, auto-confiança, determinação e maior capacidade para a negociação de conflitos, para o trabalho em equipe e para a liderança.

Como Conquistar Clientes, Aumentar os Lucros e Viver Melhor!

Como trabalhar as 3 formas de aumentar a receita nos negócios. Como construir o tipo bom de fidelidade dos clientes. Saiba como aplicar o modelo prático de liderança para a Excelência em Serviços. O Marketing Mix Plus como diferencial estratégico. Fatores de influência na participação de mercado.

Como surge o “cliente explosivo” e como evitar seu nascimento. Evoluindo de “Atendimento ao Cliente” para “Assessoria ao Cliente”. Evoluindo de “Satisfação do Cliente” para “Sucesso do Cliente”.

Como a Excelência em Serviços pode proporcionar aumento dos lucros, maior participação de mercado, maior volume de vendas por cliente, redução dos custos operacionais e melhor clima organizacional.

Encantando Pacientes e Acompanhantes em Hospitais e Clínicas

Os conceitos mais eficazes da Gestão e Prática da Excelência em Serviços direcionados especificamente para os profissionais da área da saúde, que precisam atender pacientes e acompanhantes como clientes, conquistando sua confiança e preferência.

Saiba como construir boa reputação e uma propaganda boca a boca positiva no mercado, que atrai novos clientes e valoriza os serviços prestados.

Sensibilize e oriente médicos, enfermeiros, profissionais administrativos e de apoio operacional, para que estejam todos engajados na construção de uma cultura de Excelência em Servir.

Ideal para hospitais, clínicas e empresas de assistência médica.

Conscientização, Prevenção e Produtividade Segura no Trabalho

Há uma forma saudável de garantir alta produtividade em nossas vidas pessoais e profissionais: com SEGURANÇA.

Essa palestra demonstra que podemos identificar as causas e os motivos dos acidentes de trabalho e que podemos adotar hábitos e comportamentos mais prudentes, seguros e inteligentes, aumentando nossas chances de obter sucesso com preservação da saúde e valorização da vida.

Palestra ideal para abertura ou fechamento da SIPAT.

Quem assiste a esta palestra passa a dar muito mais importância ao assunto SEGURANÇA, dentro e fora do trabalho!

Como Vender com Excelência e Agregar Real Valor aos Clientes e ao Negócio

Visualize o funil de negócios e as diferentes posturas do vendedor em cada etapa. Saiba o que os clientes atuais esperam dos vendedores, o papel do vendedor competitivo e a razão da venda ser, na verdade, um serviço especial de consultoria de compras.

Explore os 7 passos de uma venda bem sucedida e saiba exatamente quais são as 5 decisões que todo cliente toma durante uma compra.

Identifique com clareza quais os níveis de raciocínio do cliente durante todo o processo e como utilizar uma linguagem eficaz a cada situação. Conheça os 6 motivos de compra mais comuns.

Sinta a diferença entre a abordagem egocentrada e a abordagem heterocentrada. Conheça dicas de como melhor utilizar a comunicação para abrir e concluir qualquer negociação!

Sinergia e Cooperação para Resultados Extraordinários

O poder de uma pessoa pode ser ampliado com a ajuda da equipe. E o poder da equipe pode ser ampliado com o comprometimento de cada pessoa. Juntos podemos alcançar resultados que nem podemos sonhar alcançar sozinhos. Precisamos compartilhar informações, ajudar um ao outro, ensinar e aprender em equipe, investir na criação e na manutenção de um espírito de interdependência saudável e colaborativa.

Essa palestra aborda os requisitos para o bom trabalho de equipe e as características das equipes de sucesso. Uma palestra inspiradora, que mostra o caminho para alcançarmos muito mais resultados, com o Trabalho em Equipe!

Como Desenvolver Indivíduos e Equipes de Alta Performance!

Os segredos da Liderança-Coaching são explorados nesta palestra essencial para os gestores que têm foco em resultados e que pretendem desenvolver equipes de alto desempenho!

Como estabelecer objetivos e metas realmente relevantes, como definir Padrões de Excelência, como usar a comunicação de forma assertiva, como dar feedback para bom desempenho e como dar feedback para desempenho insatisfatório, como saber se vale a pena investir em uma pessoa ou se é hora de libertá-la da mediocridade e abrir espaço para o novo, como criticar sem desmotivar, como desenvolver autonomia responsável na equipe.

Essas e outras questões cruciais são abordadas nesta palestra fundamental para os líderes de hoje e do futuro!

Aulas memoráveis, atendimento eficiente, alunos encantados!

As estratégias e melhores práticas da Excelência em Serviços aplicados à realidade das instituições de ensino (escolas, faculdades, universidades), promovendo mais eficiência operacional, inspiração para aulas cada vez mais envolventes e um atendimento de alta qualidade aos alunos e pais de alunos, construindo fidelidade e boa reputação de mercado para a instituição.

Envolva pessoal das secretarias, assistentes, professores, coordenadores pedagógicos, diretorias e demais colaboradores em uma filosofia de Excelência em Serviços com Foco na Experiência do Aluno. Crie um impacto positivo também nos pais dos alunos e outros stakeholders.

Estimule todos que constroem a reputação da instituição para demonstrarem altos níveis de profissionalismo, engajamento e dedicação para a prestação de um serviço diferenciado.

Como Falar em Público e Fazer Apresentações de Alto Impacto com Segurança, Naturalidade e Eficácia

Além de vencer o medo e a inibação para falar em público, precisamos desenvolver habilidades para conduzir apresentações de maneira atraente, interessante e convincente. Ao final de uma apresentação, nossa mensagem deve ter provocado, pelo menos, uma reflexão na mente das pessoas.

Se formos mais competentes, nossa mensagem vai provocar uma tomada de decisão na mente das pessoas.

E, se formos realmente convincentes, ao final de uma apresentação, conseguiremos provocar uma mudança de comportamento, ou seja, as pessoas irão entrar em ação imediatamente, por causa da nossa mensagem.

No final das contas, é isso que queremos, provocar uma ação específica, que gere resultados.

Essa palestra aborda segredos e dicas especiais para fazer apresentações convincentes, com segurança, naturalidade e eficácia.

Alcançando Alto Desempenho e Construindo Credibilidade

Como transformar o dia a dia em oportunidades de crescimento profissional, maior renda e ainda trabalhar com prazer. Mostra os benefícios e vantagens de ser um profissional dedicado à Qualidade e Alta Produtividade, desenvolvendo Atitude Positiva, Comunicação Construtiva, Habilidade para Fazer Perguntas e Entender Totalmente os Clientes, estabelecer Relacionamentos Amigáveis no ambiente de trabalho, dedicar-se ao Aprendizado Constante, Cumprir Promessas e ir além da obrigação, dando o Passo Extra que demonstra boa vontade e comprometimento com a Excelência, o auto-desenvolvimento e aprimoramento contínuo.

Condição presente essencial para garantir um Futuro Melhor

Sustentabilidade envolve meio ambiente e muito mais.

Existe a sustentabilidade nos negócios, nas relações pessoais e comerciais.

Considerar o fator “sustentabilidade” em tudo o que fazemos é uma exigência dos tempos atuais e do futuro, para que possamos ter futuro!

Essa palestra alerta para diversos hábitos, atitudes e comportamentos que podemos adotar para que a “SUSTENTABILIDADE” possa fazer parte de nossas vidas e da vida das futuras gerações.

A escolha que faz toda a diferença

Atitude negativa condiciona comportamento negativo e provoca resultados negativos.

Mudando nossa atitude, tudo começa a mudar em nossas vidas. Atitude Positiva condiciona Comportamento Positivo e provoca Resultados Melhores em tudo o que fazemos. Até as coisas “chatas” tornam-se mais prazerosas com atitude positiva.

E as portas se abrem para podermos revelar nosso potencial realizador.

Somos mais notados, mais reconhecidos e mais premiados com novas oportunidades de crescimento.

Essa palestra dá um “chacoalhão” nos pessimistas e naqueles que estão fragilizados ou fazendo-se de vítima, abrindo os olhos para novas possibilidades positivas.

E reforça a esperança daqueles que já vem lutando para disseminar pensamentos construtivos entre as pessoas à sua volta.


Competências e Motivações dos Empreendedores de Sucesso

Existem competências e motivações específicas entre os empreendedores de sucesso.

Em primeiro lugar, essas pessoas sabem que “empreendedorismo” é uma forma de pensar e de agir, tendo a proatividade, a iniciativa, a criatividade e a vontade de fazer a diferença como princípios valiosos em tudo o que fazem.

Sabem que não é preciso ser empresário para ser empreendedor.

Que o empreendedorismo pode ser exercido como funcionário também, desde que uma pessoa queira ser protagonista, exercer a liderança, assumir responsabilidades e fazer da sua contribuição algo grandioso.

Nesta palestra, ficam claras as coisas que precisamos fazer para exercitarmos o empreendedorismo de forma eficaz.

Tipos de Trabalho:

Mestre de Cerimônia: Fábio Marques tem sido também muito requisitado para atuar como Mestre de Cerimônias Empresariais e Culturais, onde são desejáveis, além da animação e da oratória impecável, também versatilidade, conteúdo, experiência corporativa e capacidade de transitar entre a linguagem executiva, artística e popular.

Show Man: O lado artístico e performático de Fábio Marques já foi conhecido por diversas empresas, seja fazendo inserções inusitadas em workshops de treinamento, seja em grandes eventos corporativos com sua PALESTRA PERFORMANCE com BANDA AO VIVO.

Frank Sinatra, Elvis Presley, Michael Jackson, James Taylor, Roberto Carlos e Fábio Júnior são alguns dos grandes nomes da música que Fábio Marques interpreta em suas performances, além de apresentar composições próprias, muitas delas feitas sob medida para cada evento.